![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwLZj6MmT8cZNDPDpRSo__gSyszeU0UUFY2jNR7xg28n7yPTjjrerKgrM723n_Z3MT5VlIZRWWNRUsTSD4OX8vqnPqeWPGkrUVSMM4ohcmuPY35CvlBs8pljqMy5ip7DHNDgxlx5EB752G/s320/CEL.png)
O Centro de Estudo de Línguas da E.E. Monsenhor Nora iniciou suas atividades em 1989.
Inicialmente, ministrando o Francês e o Espanhol, hoje, ampliando também o italiano e o Alemão.
O C.E.L. atende especificamente alunos da Rede Pública, a partir da sexta série do Ensino Fundamental até a segunda série do Ensino Médio. O tempo de duração de cada curso é de três anos com 4 horas semanais, distribuídas em 6 semestres, com um total de 480 h/aula.
A primeira Coordenadora deste Centro foi a Sra. Maria Odila Kaam de Moraes, com a professora Márcia Urbini Brandão na direção da Escola.
Em 1999, assumiu a Coordenação a professora Roselena Diogo Bueno Patelli, tendo a professora Ângela Maria Nieri como diretora.
Atualmente o CEL disponibiliza de quatro salas de aula, com capacidade para mais de mil alunos, divididos em 30 turmas, com capacidade de ampliação para 50 turmas.
Dentre muitos trabalhos realizados, a coordenação do CEL reiniciou o Grupo de Danças Folclóricas Francesas “Lyses dês Pyrénées”, que se apresentou em várias cidades da região e de outros estados, sob a coreografia do renomado Piet Schoenmaker ( também responsável pelos grupos folclóricos de Holambra que se apresentam anualmente na Expoflora).
O Centro de línguas também se destaca pela excelência das festas que realiza todos os anos, como a Soirée de La Fondue, Festa das Nações, Festa Italiana, Exposições do Mercosul, além do Banho Lingüístico, quando os alunos ficam 03 dias em um belíssimo hotel com o intuito de praticarem a língua aprendida com brincadeiras, gincanas, além do lazer.
Este ano, quando comemoraremos 20 anos deste Centro, estamos tentando viabilizar o lançamento do livro: “ Do Fondue à Paella- Uma Degustação Cultural”, que reunirá receitas internacionais, além de curiosidades sobre os países estudados e também fotos e depoimentos de alunos e um histórico do C.E.L
Também são famosas as entregas de Certificados de Conclusão dos Cursos, sempre sob a direção do Mestre de Cerimônias “Kleber Nunes“, que costuma abrilhantar nossas festas com deliciosos buffets servidos na “ Chácara Lagoa Dourada “
No ano de 2008, foram mais de 230 convidados.
Fotos neste site.
EQUIPE DO CEL.
Roselena Diogo Bueno Patelli completou o colegial em 1983 na E.E. Monsenhor Nora, onde mais tarde lecionou Inglês por 20 anos e, atualmente coordena o CEL.
É formada em letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Mogi Mirim, onde também atua como professora de Inglês e também Literatura Inglesa, Literatura Norte Americana e Laboratório de Inglês.
Roselena Patelli também ministrou aulas de Inglês na União Cultural, CCAA, Wizard, Colégio Carisma ( Ensino Positivo) e atualmente no Colégio Delta Nobre.
Reeleita para a Coordenação do CEL em 2001, após a reestruturação de todos os Centros de Línguas, Roselena prossegue seu trabalho, planejando novas medidas que possam elevar a imagem e a qualidade do ensino de línguas estrangeiras, elevando também a imagem da Escola Pública.
Durante suas gestões, a oferta de vagas no CEL foi triplicada, atendendo atualmente toda a demanda da Região. Os projetos do CEL sempre contam com o apoio e a orientação da atual diretora, Profa.Dra. Sônia Maria Vicente Cardoso e da Dirigente de Ensino Profa. Elin de Freitas Monte Claro Vasconcellos. A Coordenadora também recebe o importante apoio da Secretaria da Educação, através da CEI, na pessoa da Sra. Arlete Lima e da profa. Valéria quanto ao envio de verbas para manutenção do Centro.
Atualmente, as salas são equipadas com ar-condicionado, DVDS, toca CDS, antena parabólica, televisão de 29 polegadas, bebedouros com água gelada, lousas de fórmica, ventiladores de teto, além de possuir impressora a laser, lap – top, que pode ser usado em sala de aula para acesso da Internet, home-theater, data-show com telão, máquina fotográfica digital, micro- system, enfim toda infra-estrutura de modernas escolas de línguas, além de possuir um quadro de professores de altíssima qualidade.
A Coordenadora agradece a todos que direta ou indiretamente contribuem para que o CEL continue atuante em Mogi Mirim, garantindo qualificações e novas oportunidades para os futuros profissionais de nossa cidade
PROFESSORES ATUANDO NO C.E.L.
Atualmente o CEL conta com cinco excelentes professoras. São elas:
MARIA CELINA SOUTO DANTE: Professora que está neste Centro desde o seu início.São quase 20 anos ministrando aulas de Espanhol, Italiano e também de Francês. Formada pela PUC, esta professora é muito amada por todos os seus alunos e colegas de trabalho, possuindo uma invejável bagagem de conhecimentos e didática, além de um bom humor contagiante.
NÁDIA APARECIDA FIGUEROLA: Filha de pai Espanhol, esta querida professora possuiu em seu currículo o destaque de ter sido formada na Espanha e possuir um diploma reconhecido pelo Rei. Além de muito dinâmica e alegre, adora o que faz e contagia seus alunos com seu amor pela Língua Espanhola. Também está conosco há mais de 10 anos.
JOARA DO REIS ALMEIDA MONTOYA: Nossa pérola, tem encantado a todos os alunos com sua meiguice e doçura. Formada em Pinhal, foi também aluna de Francês e Espanhol deste Centro de Línguas, tendo depois se aperfeiçoado no Ensino Superior. Está neste Centro há mais de 07 anos.
CLÁUDIA APARECIDA Z. FERRAZ MORAES: Professora de excelência, tendo já atuado na Rede Particular de Ensino por muitos anos, escreve atualmente seu próprio livro didático, que será lançado em breve, vem acrescentar méritos ao nosso Centro há mais de cinco anos.
WALKYRIA JANGROSSI RIBEIRO: Mestra que está conosco há quase dois anos, é uma professora maravilhosa, tendo em seu currículo a monitoria de outros professores de Espanhol em cursos on-line.
Sou Jean Piton, e fui aluno do curso de espanhol da professora mais carismática e didática que conheci, a Profa. Celina Dante, que foi minha professora de português na escola Coronel Venâncio, na antiga 5a série. Ingressei no CEL do Monsenhor Nonra enquanto era garoto, na turma de 1990, por convite da profa. Celina. Ingressei junto com meu grande amigo Tiago Fernandes, que hoje já não está mais entre nós. Terminei o curso três anos depois, em 1993 quando a direção da escola era da profa. Márcia Urbini. Foi um curso muito marcante em minha vida, pois conheci a profa. Celina. Uma professora e pessoa que não consigo descrevê-la em palavras, mas que digo, muito obrigado pelos seus ensinamentos e pela amizade. No curso, participei de muitas atividades culturais, teatro, dança, e inclusive nossa formatura foi prestigiada pelo Sr. Franco Montoro, ainda vivo naquela época. Lembro-me de, após um grande esforço da Profa. Celina e da Profa. Odila, um jantar para todos os alunos daquela turma. Inclusive, por eu ter vindo de família simples, muitas vezes a Profa. Celina me ajudou em difíceis momentos de minha vida. Minha primeira atividade docente foi com 15 anos de idade, quando ministrei uma aula gratuita de espanhol para crianças (sob a supervisão da Profa. Celina) para efeitos de divulgação do curso. Talvez naquele momento me apaixonei pela profissão. Estudei e fui em frente, com dificuldades e caminhos variados. Há alguns anos sou professor na Universidade Federal de São Carlos, e certamente este curso me inspirou e ajudou a realizar meus sonhos. Lembranças a Profa. Celina.
ResponderExcluirJean Piton