![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRrCsKkFOjylkT-UuJxM0PNWbBc5ONL5UCpl6v9_q5MsVhn4K57Cmn07XdsvEJdVd2WhBerWtbMoejmxKff4yOjuEdOrt_sGTr53oPVS1maAcdz1WtHM7WckcF0dwM7W_nxTpG0NE0AqPR/s320/experiencias+matem%C3%A1tricas.png)
Projetos que atuam na Escola
Não é o conhecimento do teorema de Pitágoras que irá assegurar o livre exercício da inteligência pessoal: é o fato de haver redescoberto a sua existência e a sua demonstração. (Jean Piaget)
Experiências Matemáticas
As oficinas Experiências Matemáticas devem ter um caráter – não exclusivo – de retomada de conceitos e procedimentos matemáticos já trabalhados, inclusive em séries anteriores. Todavia, cabe ressaltar que esse processo não pode ser desenvolvido de forma esquemática, ou seja, por meio de breve exposição da teoria, seguida de uma longa lista de exercícios – ainda que estes não sejam tão repetitivos como é costume.
As atividades a serem desenvolvidas em Experiências Matemáticas devem envolver contextos e situações para que os alunos possam
rever e/ou aprofundar conceitos e procedimentos matemáticos já estudados, por meio de metodologias diferenciadas e inovadoras como a resolução de problemas (incluindo problematizações de jogos), história da Matemática, uso de materiais concretos, novas tecnologias e projetos.
identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário